YoutubeFacebook

Mensagens

VITÓRIAS APÓS VITÓRIAS

Nosso Deus é um Deus de vitórias. Ele sempre triunfou e triunfará no Dia Final. Nem mesmo a morte pode destruí-lo, sendo que ao terceiro dia Ele ressuscitou, vencendo assim o principal inimigo – a morte. Paulo disse que nós somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou ( Romanos 8.37). Ele quer nos conceder vitórias após vitórias. Esta é sua promessa para aqueles que lhe obedecem.

Porém, precisamos estar atentos com o período após a vitória. Depois da vitória é o tempo em que somos mais atacados, pressionados e perseguidos. Depois da vitória não podemos descansar e nem para de vigiar. Paulo disse: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6.13). 
 
Quando olhamos para a vida e a obra do grande líder Neemias, é possível perceber que ele foi vitorioso, mas sofreu inúmeras perseguições durante e após o seu profícuo trabalho de reconstrução da cidade. Ele é exemplo de pessoa que não esmoreceu e nem sucumbiu diante das pressões e ataques de seus inimigos. Ele não se rendeu diante das glórias (vitórias) alcançadas, ou seja, ele não se envaideceu e nem pecou contra Deus no período de sucesso, ou seja, após as vitórias alcançadas. 
 
É possível perceber na vida deste grande homem de Deus algumas evidências ou razões que comprovam a sua plena vitória. 
Neemias, uma pessoa de bom caráter. O que Neemias era diante de Deus o firmou como líder diante do povo. A vida é a sua maior arma e o seu nome é o seu maior patrimônio. Infelizmente veem-se hoje muitos que possuem carisma, mas não possuem caráter. São aqueles que pregam, oram, exortam, curam, arrecadam dinheiro, etc., mas, não tem uma vida correta, honesta, justa e solidária. São aqueles que, especialmente, quando estão sozinhos e em lugares estranhos, se mostram carnais e falsos, pecando contra Deus. O caráter cristão se revela de forma mais intensa quando nos encontramos sozinhos ou em lugares estranhos. O Rev. Hernandes disse com muita propriedade: “Quando se perde o caráter, sacrificam-se ideais, transgride-se com a verdade e buscam-se as vantagens a qualquer preço”. 

Neemias, uma pessoa de extrema confiança em Deus. Ele enfrentou inúmeras oposições porque tinha consciência do seu chamado e a certeza da companhia de Deus ao seu lado. Quando só faltava colocar as portas nos portais, os inimigos apareceram com propostas corruptas e infundadas (Sambalá, Tobias e Gesém). Eles tentaram pelo menos 05 vezes a Neemias para deixar a obra que já estava praticamente concluída. Mas, Neemias revelou extrema confiança e compromisso com Deus, declarando radicalmente que não deixaria de continuar fazendo a obra do Senhor (Neemias 6. 1-8). O Salmista disse: “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre” (Salmo 125.1).
 
Neemias, uma pessoa de muita coragem. Não só antes da vitória, mas depois dela, Neemias demonstrou ser um homem de muita coragem. Ele disse categoricamente aos seus inimigos que não iria atender as suas propostas. Com isso estava correndo risco de vida, de retaliação e de novos ataques. Quem confia plenamente no Senhor é revestido de muita coragem. O que Deus requer de seus seguidores, especialmente de seus líderes é que sejam corajosos. Ele disse a Josué: “Sê forte o corajoso” (Josué 1. 6,9). O Rev. Hernandes disse: “Neemias não tinha medo de morrer, só tinha medo de pecar. Nada, nem ninguém, o demovia de sua determinação porque sua coragem o ajudou a transformar problemas em oportunidades e provações abertas em triunfos pessoais”. 

Que Deus continue levantando na igreja homens e mulheres como Neemias. Pessoas de bom caráter, repletos de confiança em Deus e cheios de coragem. Especialmente após grandes vitórias estas marcas precisam estar bem nítidas na vida de quem serve ao Senhor. Deus quer e precisa de pessoas assim para que os seus planos se concretizem de forma eficaz.  
 
Rev. Anderson Sathler  - Pastor da Igreja
Igreja Presbiteriana de Manhuaçu
Praça 5 de Novembro 406 . Centro . Manhuaçu . Minas Gerais
Telefone: 33. 3331.1055
w3vision