YoutubeFacebook

Mensagens

VIVENDO EM SANTIDADE

 Nestes dias de carnaval, mais do que nunca, o povo de Deus é chamado a viver em santidade. Este evento de saldos negativos, de prejuízos espirituais, financeiros, familiares e morais, gerador de tantas mortes e vícios,  jamais poderia ser chamado de “festa”. 

O carnaval é de origem pagã. Na Enciclopédia Livre WIKIPÉDIA encontramos o seguinte sobre sua origem: Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".
É bom lembrar que a palavra SANTIFICAÇÃO vem de um termo grego “HÁGIÓS”, que significa separado, cortado; ou seja, uma vida cristã separada do mundo e ligada a Cristo. É por isso que a Bíblia fala que o cristão não deve amar o mundo e nem as coisas que há mundo ( 1 João 2.15).
Vejamos, pelo menos, três razões para se viver em santidade de vida, não só neste período, mas em toda a nossa caminhada cristã.
Em primeiro lugar devemos viver em santidade porque Deus é Santo. Quando Isaías teve a visão o trono, ele viu assentado nele o Deus que é santo, santo, santo (Isaías 6.1-3). Em toda a bíblia está presente o conceito de um Deus santo, que não possui nem sombra de pecado, maldade ou qualquer tipo de corrupção. Quando a santidade de Deus era atingida, logo o povo sofria as consequências. A santidade de Deus é algo tão forte, tão intenso e tão resplandecente que atinge a todos os seus filhos. E ao mesmo tempo, não tem como o pecado atingir a Sua pessoa. Portanto,  aquele que diz temer a Deus, precisa ter a consciência de que está ao lado de alguém que é santo, que ama a santidade e exige santidade de seus seguidores.
Em segundo lugar devemos viver em santidade porque Deus nos convida a viver desta maneira. A vida cristã começa com a conversão que é chamada de início da santidade, ou seja, a santificação definitiva. Depois o crente entra na fase de uma santidade progressiva, aquela que dura enquanto ele viver, a vida toda. Ao final da vida surge a santificação final, lá na glória com Cristo. Portanto, a santificação possui início, meio e fim. Todo crente é desafiado a viver de modo santo. Pelo menos em dois textos este chamado à santidade está bem claro: Josué 3.5 e 1 Pedro 1.13-16. O Deus santo convida dia após dia aos seus filhos a viverem em santidade, em pureza e em consagração. 
Em terceiro lugar devemos viver em santidade porque Deus já preparou uma morada eterna para os santos. A santificação final aponta para um lugar onde a santificação é total. Um lugar onde o pecado não entra. A carta aos Hebreus diz que sem a santificação ninguém verá ao Senhor ( Hebreus 12.14). Aqui está a forte ideia de que a santificação é fundamental para se viver eternamente com o Senhor. Quando João teve a visão do céu, ele contemplou um povo santo, vestido de vestiduras brancas (alvas), lavadas no sangue do Cordeiro Jesus. Esta era a razão de se estar na glória com o Senhor - a vida santa ( Apocalipse 7.13-15).
Vamos utilizar os meios de santificação para agradar ao Deus santo, viver de modo digno do Evangelho e assim alcançar o maior prêmio – a vida eterna em santidade com o Senhor. Os meios de santificação são pelo menos 04: o sangue de Cristo (Hb 10.10-14 e 1 João 1.7); a Palavra de Deus (João 17.17 e 1 Pe 1.22); a direção providencial do Deus soberano (Salmo 119.71 e Hebreus 12.10) e os sacramentos - Batismo e Santa Ceia (Romanos 6.3, 1 Coríntios 12.13 e Tito 3.5). Não esqueçamos de que esta busca por uma vida de santidade deve ser algo contínuo. E como disse Mesquita Pimentel: “Para subir à montanha da santidade, precisamos começar por descer ao vale da humildade”. 
Rev. Anderson Sathler
Igreja Presbiteriana de Manhuaçu
Praça 5 de Novembro 406 . Centro . Manhuaçu . Minas Gerais
Telefone: 33. 3331.1055
w3vision